Eletrônica Industrial

O Técnico em Eletrônica Industrial atua nos ambientes de produção, manutenção industrial, laboratórios e centros de desenvolvimento e pesquisa, tanto de indústrias como de empresas e instituições de outros setores. São muitas as oportunidades de trabalho para esse profissional, em todas as cadeias produtivas, com destaque para as empresas eletrônicas, elétricas, montadoras automobilísticas e de aviões, gráficas, têxteis, químicas, metalúrgicas e de informática.

Divide-se em analógica e em digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.

Entre as principais atividades deste profissional estão: instalação e manutenção de sistemas eletrônicos, programação de equipamentos com o emprego de recursos de informática, manutenção preventiva e corretiva de aparelhos, desenhar projetos de circuitos eletroeletrônicos, entre outras.

Existem vários segmentos onde o técnico em eletrônica pode atuar. Entre eles estão: indústrias da construção civil, de eletroeletrônicos, informática, telecomunicações, entre outras desenvolvendo projetos de construção, montagem e aperfeiçoamento de materiais; concessionárias de energia elétrica, área de produção (operação e controle da produção), de manutenção e automação (manutenção de equipamentos de automação e controle), empresas prestadoras de serviços. Pode também trabalhar como profissional autônomo, montando o próprio negócio.