Meio Ambiente

O técnico pode atuar no mercado de trabalho com o objetivo de colher, registrar e interpretar informações, dados e documentações ambientais. Ainda, pode prestar auxílio na elaboração de laudos, relatórios e estudos relacionados ao meio ambiente, bem como desenvolver e aplicar sistemas de gestão ambiental.

Esse profissional está habilitado a identificar diferentes intervenções ambientais e suas possíveis consequências. Também, encontrar formas de promover ações de preservação, melhorias, redução e remediação de efeitos gerados por qualquer interferência na natureza.

Além disso, ele tem a chance de realizar programas de cunho educativo em instituições de ensino, abordando temas como a conservação e preservação dos recursos naturais, e sobre a redução, reuso e reciclagem de resíduos.

O técnico de meio ambiente é formado para proteger e preservar o ecossistema

O profissional da área de Meio Ambiente tem o objetivo de produzir mais usando menos, reduzindo a emissão de gases e a produção de resíduos. Como todas as indústrias devem ter um plano de gestão ambiental, precisam de pessoal especializado e isso torna o campo de trabalho nesta área muito grande. O profissional também pode atuar no poder público, em secretarias e órgãos municipais, estaduais ou federais, que fiscalizam e desenvolvem programas de prevenção e educação ambiental, encontrando soluções sustentáveis. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e terceiro setor, estações de tratamento e monitoramento de efluentes, afluentes e resíduos, unidades de conservação ambiental, indústrias de papel e celulose, instituições de pesquisa, entre outros. Trabalhar na área de Meio Ambiente é encontrar soluções sustentáveis para melhorar o mundo. É uma atividade que está mais valorizada do que nunca.