Segurança do Trabalho

O curso Técnico em Segurança do Trabalho forma técnicos para atuar na prevenção de acidentes do trabalho e saúde ocupacional, de acordo com as normas regulamentadoras existentes. Para isso, aplicam-se conhecimentos de Medicina e Engenharia do Trabalho, visando à melhoria das condições gerais no que se refere a: armazenagem, manuseio e transporte de materiais; iluminação; detecção de riscos; desenvolvimento de laudos de insalubridade e periculosidade; gerenciamento de riscos em obras; participação em reuniões com intregrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e profissionais como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e engenheiros de Segurança do Trabalho, a fim de encontrar soluções para problemas que envolvem risco iminente à vida do trabalhador; realização de laudos de ergonomia para adaptar máquinas, equipamentos e instalações às condições humanas; antecipação, reconhecimento, avaliação e monitoramento de riscos para promoção de programas prevencionistas.

A principal e grande função deste profissional é de realizar serviços de prevenção a acidentes de trabalho. Por isso, o objetivo é de sempre pensar em quais estratégias pode-se criar dentro de uma empresa ou órgão, para poder minimizar a quantidade de acidentes.

Com isso, é comum haver cursos, palestras e até mesmo treinamento para que os funcionários e colaboradores saibam o que devam fazer para se prevenir ou então saber o que fazer em algum momento de necessidade.Por exemplo, hoje em dia há empresas de grande porte que promovem palestras com profissionais da área para falar sobre o assunto. Essas palestras tem o objetivo de educar os funcionários para se prevenir e ainda dizer o que deve ser efeito em caso de incêndio e muito mais.Em alguns casos, as empresas ainda realizam testes práticos para ensinar a todos o que devem fazer na hora de alguma ocorrência grave. Um exemplo disso é de simular um incêndio ou apagão em um prédio de trabalho e treinar os funcionários para saber como agir neste momento, fazendo fugas e muito mais.